quarta-feira, 15 de agosto de 2012

RELATO MULTIMÍDIA DO PROJETO



Trabalhar com as mídias no começo foi um pouco complicado, porque são ferramentas tecnologicas  que precisam de certas habilidades e conhecimento; por exemplo montar um vídeo a partir de fotos , saber como organizá-lo e ainda saber salvar de uma maneira correta para poder postar tomou bastante do meu tempo, mas posso dizer que agora já sei usar uma mídia para fazer vídeos e outras mais.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ativ 4.3 Experiência de mídia na educação


Ao ler o texto de Sílvio da Costa Pereira refleti muito sobre o uso das mídias na educação que conheço, e que se iguala aos relatos que o autor Sílvio descreveu em suas pesquisas.
A maioria das escolas que conheço usam computadores com acesso a internet, usam DVD, TV, máquinas fotográficas, pen drive, filmadoras, livros, revistas, som e etc., mas a maioria ou quase todos os profissionais, não tinham ou não tem formação certa ou adequada para ensinarem os seus alunos a usarem essas tecnologias de uma forma crítica e criativa, e que com isso, os alunos só aprendem a manusear essas tecnologias; e o certo é que muitos já o fazem com habilidades, tais, que muitos professores ainda não possuem.
No entanto as mídias, as tecnologias estão sendo usadas, mas não da maneira pedagógica que deveria ser, mas estamos à caminho de uma grande mudança qualitativa de ensino  e aprendizagem de mídias.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

currículo



Ativ3.5  Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Currículo

Currículo é a proposta pedagógica de trabalho durante o ano letivo, são os conteúdos e disciplinas a serem trabalhados, e que se deve levar em conta a realidade do aluno, além de representar um campo de diretrizes que vão além de conceitos pré-estabelecidos.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fazendo artes na Escola


Escola Municipal de Educação Infantil J.  K.  Salamoni

PROFESSORAS: Angélica, Rosangela e Cássia Fernanda.
PLANO DE AULA: Interdisciplinar
TEMA: Fazendo Artes na Escola
TURMA: Todas as turmas serão envolvidas
DURAÇÃO: Terá sequência em todo o ano letivo
OBJETIVOS:
 • Favorecer a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico, envolvendo os aspectos cognitivos, afetivos e culturais, no aprender fazer fazendo.
• Propor a socialização dos alunos por meio da arte;
     Oportunizar a linguagem oral e a criatividade;
• Coordenar atividades de expressão artística; reorganizando a noção de espaço, atenção e concentração; através de experimentos diversos com a coordenação motora.
• Buscar atividades pedagógicas de diferentes linguagens artísticas, atendendo a realidade cronológica e mental do educando;
• Articular o contato com as diversas linguagens: Musical, verbal e não verbal, nas diferentes oficinas, para ajudar crianças a perder a timidez, a desenvolver o trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar pelo teatro, dança, brincadeiras, pintura, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências através da arte;
• Favorece a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico.
• Despertar o gosto e o prazer pela arte, assim estarão se preparando para a vida da leitura e da escrita futura, desenvolvendo habilidades motoras necessárias para estas atividades.

METODOLOGIA:
Atividades relacionadas ao domínio de técnicas de expressão artística, reorganizando a noção de espaço, atenção e concentração; através de experimentos diversos com a coordenação motora, fazendo arte.
Desenhos diversos em folha, utilizando as tecnologias diversas como: folhas mimeografadas colagem de areia colorida, farinha de mandioca, e arroz tingidos, desenhar sobre a lixa, desenho com giz de cera e pintar em cima. Utilizar o som, música como forma de promover a arte através da dança e dramatização e etc.

RECURSOS:
Os recursos são as folhas mimeografadas, o som, a tv, computador, data show, filmadora, argila mesas e cadeiras.

AVALIAÇÃO: A avaliação será durante toda a execução da aula, realizando um diálogo constante entre alunos e professor para saber a real necessidade da turma e da escola, para que o aprender fazer fazendo, seja respeitado.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Portifólio


Para criar meu portifólio eu precisei muito da ajuda da tutora Marineide, mas consegui criá-lo e depois aprendi os passo a passo, foi muito bom e eu gostei depois, vou praticar mais , pois é com a prática que se aprende.